sábado, 7 de dezembro de 2013

Sexta-feira à noite e uns tantos filmes

Meu querido Jonny Books, bem sei que te abandonei por dois diazinhos mas lá teve de ser...
Bem, o que importa é que estou de volta e com mais uns quantos episódios de séries vistos (tenho-te a dizer que a "Reign" é fantástica e numa só assentada, não resisti e tive ver todos os episódios até ao mais atual!) e filmes... Por falar em filmes, dei de caras com 3 que, de algum modo, mudaram alguma coisa dentro de mim. Tens de vê-los!!! O primeiro foi o "Jane Eyre" (baseado no livro de Charlotte Brontë) e, por muito lamechas que te possa vir a parecer, eu quase que chorei com o discurso dela quando pensa que o seu grande amor vai casar com outra (qualquer dia mostro-to). É lindo! E aquelas palavras não me saem da cabeça... "Sou uma máquina sem sentimentos? Acha que por eu ser pobre, obscura, simples e insignificante, eu também não tenho alma e coração? Tento tanta alma e coração quanto o senhor. Se eu fosse abençoada com beleza e riqueza, seria tão difícil para si deixar-me quanto é para mim deixá-lo a si. Não falo para si através de carne mortal. É o meu espírito que se dirige ao seu espírito, como se passássemos pela sepultura, e fôssemos iguais aos pés de Deus - como nós somos!" Oh Jonny, a pobrezinha da Jane fala com o coração na boca! É impossível ficar-se indiferente...
Outro filme que vi foi o "Streetballers" e confesso-te que vê-lo foi quase como levar uma chapada na cara! Nunca me vou esquecer de uma frase do Jacob (que tinha um futuro brilhante como jogador de basquetebol e é brutalmente assassinado por uma estúpida disputa de gangs - como é possível que a porcaria dos egos e da necessidade de superioridade sejam mais importantes que a vida!) "Quando pensas que estás a trabalhar arduamente, há alguém por aí, tal como tu, que está trabalhar duas vezes mais arduamente". Jonny, o rapazito que lá, também é morto tem mesmo razão... quando se é boa pessoa e se trata os outros com respeito e amabilidade, não há nada a temer e olha que se todos pensássemos assim, acho que seríamos muito mais felizes.
O último foi "Finding Forrester" que todo ele é uma lição de vida... Sabes quando se fala do senhor Fernando Pessoa no ensino secundário? É tudo uma grande treta! E no filme, de certa forma, trata isso. É horrível e mim irrita-me, profundamente, quando os outros se apoderam das palavras de uma outra pessoa e assumem saber aquilo que ali se diz com uma leviandade do caraças! Uma coisa é identificar-se e rever-se naquilo que está escrito (isso, sim, é mágico!), outra coisa é julgar que se sabe exatamente aquilo que o verdadeiro autor queria dizer e o que estava a sentir e isso é uma grande aldrabice!  Aquilo que o William Forrester diz no final ao Jamal não é apenas um resumo de todo o filme, mas também das nossas vidas, por mais que nos custe a aceitar somos uns grandes medricas (tu és muito, mas eu também sou)! "Fugimos dos nossos sonhos com medo de falhar ou pior, com medo de sermos bem sucedidos."
 
Isto foi só para que saibas que eu não "papo" só livros, também "papo" outras coisas!
 

1 comentário:

  1. Também já o acrescentei na lista de livros a comprar. Mesmo, não devia ser tão difícil escolher :o estou sempre a dizer que se um dia me sair o euromilhões não vou ter casa para tanto livro ahahah

    As citações que escolheste não podia ser melhores! Tocam mesmo, fazem-nos abrir os olhos e pensar nas coisas. E partilho contigo a irritação de ouvir as pessoas dizer que sentem exatamente aquilo que o autor sentiu. É mentira! Por muito que até tivessem passado uma situação semelhante, nunca sentiriam de igual forma. Porque a vida é assim, não há pessoas iguais.
    Estou a precisar de ir ao cinema ver filmes, já não me lembro de lá ir :p

    Felizmente acho que já desistiram da ideia. A notícia já tens uns meses, mas foi impossível não me lembrar dela quando li a parte dedicada ao trolhês. Também acho isso, por muito que não se goste faz parte e eu acho que não é nada assim tão grave que seja necessário proibir. É claro que há umas bastante ordinárias e badalhocas, mas as coisas só têm a importância que nós lhes damos, por isso se fizer de conta que não ouvi o assunto morre ali. Ou então manda-se a pessoa dar uma curva e está resolvido.
    Então não sabe? Há chicos-espertos que acham que por darem uma apitadela vão conseguir alguma coisa, e quando levam com um «vai para o caralho» até ficam desorientados :p

    Beijinhos*

    ResponderEliminar